Sistema Ertty para Distalização de Molares
Muitas técnicas e aparelhos auxiliares têm sido criados e aprimorados para corrigir a má oclusão de Classe II. O Sistema Ertty representa um desses sistemas intrabucais de forças biomecânicas para distalização de molares superiores.

A á oclusão de Classe II possui maior representação do que as outras más oclusões, cerca de 42% são de Classe II. Muitos são as tentativas de métodos para a correção, sendo uma delas o Sistema Ertty. Mas um fato de extrema importância é que devido à grande variedade das más Oclusões Classe II faz necessário um olhar clínico único para cada caso.
A correção da má oclusão Classe II pode ser feita de muitos modos. Um meio é a força, utilizando fios, cursores e elásticos, produzindo assim a distalização dos molares.
O Sistema Ertty se baseia em um sistema intrabucal de forças biomecânicas
para a distalização de molares superiores. Aqui a aplicação de forças resulta na distalização do molar e também do segmento lateral completo de onde será distalizado, até mesmo pré-molares e caninos.
Neste processo, o molar é muito importante, pois é preciso aparelhos adicionais para ancoragem e estabilização. O processo também precisa da cooperação do paciente.
Apesar dos benefícios, um efeito indesejável do sistema é a vestibularização dos incisivos inferiores e a rotação horária mandibular por causa
do efeito colateral dos elásticos de Classe II. Felizmente este efeito pode ser minimizado pela aplicação de torque resistente na região anteroinferior
e dimensionamento adequado das forças.
Especialistas analisaram vários casos clínicos e concluíram que a distalização do molar em grande parte dos casos ocorre sem efeitos colaterais clinicamente significativos, corrigindo a relação de Classe II.
O segmento ortodôntico segue melhorando suas técnicas e avançando para novos níveis do conhecimento. O Sistema Ertty para Distalização de Molares é uma destas novas técnicas que em muitos casos possibilita um resultado muito satisfatório.
Fonte: Academia da Ortodontia Contemporânea
>>> Leia também o artigo: Biossegurança na ortodontia.