Conheça 4 mitos sobre o tratamento ortodôntico
A busca pelo sorriso saudável e bonito passa por um longo caminho, pouco considerado por muitos. A especialização em ortodontia. Esses anos a mais de estudo são o que define e separa a classe de ortodontistas das demais áreas na odontologia. Em meio a tanto estudo, muitas dúvidas passam despercebidas como por exemplo: como educar o cliente. Para que você saiba o que alinhar de acordo com cada caso, trouxemos quatro mitos sobre o tratamento ortodôntico. Para que você fique atento e saiba alinhar corretamente com os clientes os detalhes de cada caso.
O tratamento ortodôntico leva vários anos
O tratamento ortodôntico requer muita atenção e um controle a nível clínico da movimentação dos dentes, de forma que fiquem no lugar correto. Diga ao paciente que dos mais simples casos, que podem ser corrigidos com alguns meses de acompanhamento, até os mais complexos, o tratamento tem apenas a duração necessária. Mostre a perspicácia necessária e a responsabilidade que adquiriu durante os anos de estudo para que o paciente esteja em boas mãos. Comente sobre os possíveis danos que ocorrem quando o tratamento é feito por alguém não habilitado na profissão.
As visitas periódicas ao consultório não são necessárias para se ter os dentes alinhados
Esse geralmente é o principal ponto a ser alinhado com o paciente. Não fazer visitas significa que o monitoramento do tratamento não é 100% eficiente e isso não é bom. Os tratamentos mais bem planejados também têm que ser monitorados para garantir o encaminhamento para um bom resultado.
Qualquer um que saiba fixar os bráquetes é um ortodontista
Enquanto alguns dentistas e consultórios online asseguram possuem os procedimentos semelhantes à ortodontia, é de extrema importância que eles tenham a devida certificação reconhecida pela Associação Brasileira de Ortodontia – ABOR. Novamente, é de extrema importância lembrar ao paciente a tamanha responsabilidade que é o tratamento ortodôntico.
O tratamento ortodôntico é puramente cosmético
Há muito mais por trás de um tratamento ortodôntico do que apenas manter boa aparência. Isso é óbvio para nós, mas pode não estar claro à primeira vista para o paciente. Neste ponto é interessante falar sobre os inúmeros benefícios que o correto alinhamento dos dentes proporciona: morder, mastigar e é até interessante citar a melhora na oratória.
Veja também o que você precisa saber sobre fios ortodônticos.